Álvaro Damião

Coluna do Álvaro Damião

Veja todas as colunas

Copa Itatiaia: de amador, só o nome! 

Precisamos parar e valorizar mais a nossa várzea. É ali que o sentido real do esporte acontece. 

18/12/2018 às 01:15

Chiara Ribeiro

Dezembro é mês de especulações nos grandes clubes e de bola rolando nos campos de futebol amador de BH e região metropolitana. Época de Copa Itatiaia! Saem os grandes nomes e entram os Janaúbas, Jardeis, Diógenes. 

Nos jogos da Copa Itatiaia, a atração está nas arquibancadas, barrancos, árvores e varandas. O torcedor não precisa pagar ingresso e muito menos ser sócio-torcedor, o que vale é o grito e o apoio. Já são 58 anos de história nos campos de terra e agora de grama sintética também. São 32 clubes participantes da competição, que é dividida em duas chaves: Belo Horizonte e Metropolitana. 

Pra quem vive o futebol amador de perto, como eu, é gratificante ver o papel social que a Copa Itatiaia exerce. A competição vai muito além de uma partida de futebol, ela realiza inclusão social das mais diversas formas. São mais de 700 jogadores que recebem a oportunidade de ser visto, de mostrar para a comunidade que o esporte vale a pena, e, quem sabe, ser descoberto por algum clube profissional. 

No último domingo (16), estive no campo do Frimisa, em Santa Luzia, para a transmissão da partida entre Vila Nova (Santa Luzia) e Frigoarnaldo (Contagem). O Vila bateu o Frigoarnaldo por 2 a 1e levou a torcida à loucura. É bacana demais ver o engajamento de todos para que a festa aconteça. 

O Novo Aarão Reis foi a primeira equipe a garantir a vaga nas quartas de final, depois de conquistar a segunda vitória na competição. Por outro lado, o atual campeão, São Bernardo, foi eliminado na Chave BH. Além dele, Grêmio Mineiro (bairro Santo André) e Portuguesa (bairro Providência), não somaram pontos e também estão fora da Copa Itatiaia. 

No próximo domingo (23) estão todos convidados para assistir à partida entre Inconfidência e Jonas Veiga, na Arena Inconfidência Supermercados BH, no bairro Concórdia. Para quem ainda não conhece o novo campo do Inconfidência, totalmente reestruturado por meio de uma parceria público-privado, sem tirar um real dos cofres públicos, digo que vale muito a pena ir assistir a este jogo e aproveitar para sentir o clima da Copa Itatiaia! 

Enfim, a coluna de hoje foi para dizer que nós precisamos valorizar quem de fato apoia o esporte nesta cidade, como a Rádio Itatiaia vem fazendo há 58 anos através da Copa Itatiaia. Tenho muito orgulho de fazer parte e trabalhar muito por isso! 

E por mais que exista um grande abismo entre o futebol amador e o profissional, há muitos pontos que os aproximam. Costumo dizer que o futebol amador só é amador no nome. Precisamos parar e valorizar mais a nossa várzea.

É ali que o sentido real do esporte acontece. 

Tamo junto e até a próxima!

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    🙏' Obrigado Senhor, pela luz que ilumina minhas estadas e as torna mais amplas, revelando horizontes que só a fé pe… https://t.co/WQEdormMpx

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Após o acidente, o condutor tentou fugir, mas foi detido por pessoas que estavam próximo ao local.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ Lásaro Cândido Cunha disse que se Fred e Cruzeiro recorrerem da decisão da CNRD, julgamento será mais rápido no Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA). Confira a...

    Acessar Link