Emanuel Carneiro

Coluna do Emanuel Carneiro

Veja todas as colunas

Hora de refletir

09/07/2018 às 10:53

André Mourão / MoWA Press

Vi, li e ouvi muito os comentários sobre a saída da seleção brasileira da Copa após os 2 a 1 para a Bélgica. Vieram explicações de todo lado, soluções para o futebol em nosso país, discussões sobre a saída ou permanência de Tite e sua gigantesca comissão técnica. 

Não há explicação definitiva e o futebol não permite isso, pois é um esporte no qual o acaso entra em campo também.

Faltou dizer que não temos uma grande geração de jogadores. O nosso craque Neymar, já com muitos anos de estrada e fama adquirida precocemente, ainda se comporta como um deslumbrado, necessitando de uma ostentação permanente. É bom, mas menos do que imagina ser.

Quem vem acompanhando os campeonatos europeus, a Liga Europa, a Liga dos Campeões já deve ter percebido que fomos ultrapassados taticamente. Para dar um só exemplo: não há um só técnico brasileiro dirigindo time importante na Europa. Alguns vão para a Ásia e lá desaparecem, desaprendem o pouco que sabem.

Há correções importantes e urgentes no futebol que se joga no Brasil. As nossas partidas estão com um número excessivo de faltas, simulações a toda jogada na área, um empurra-empurra irritante nas cobranças de faltas e escanteios. Uma falta chega a demorar 2 minutos e meio para ser cobrada. Os treinadores ficam na área técnica gastando mais tempo para reclamar dos juízes do que para passar instruções.

Treinos fechados, escalações escondidas até o último instante no vestiário, a irritação nas entrevistas coletivas quando um repórter faz uma pergunta mais instigante, isto sem contar a dívida dos clubes.

Não há vilões nem heróis. Na Copa do Mundo da Rússia nada faltou (e até sobrou) em conforto e apoio à seleção.

No ano que vem vamos patrocinar a Copa América, modesta em termos técnicos, mas pode ser um começo e uma mudança de mentalidade.

Tudo que acontece de ruim no Brasil atualmente foi a “greve dos caminhoneiros.” 

Cabe a pergunta: foi ela ou foi a Bélgica a culpada dos 2 a 1 de Kazan?

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Oração pelos filhos'. Ouça ou leia a oração desta sexta-feira e compartilhe com os seus amigos!… https://t.co/OLV6mxe9ZE

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Senhor, que o egoísmo, a ambição, a maldade não os desviem do bom caminho'. Ouça ou leia a oração desta sexta-feira e compartilhe com seus amigos! 🙌🏿👇🏿

    Acessar Link