José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

Quer fazer uma revolução? Faça uma gentileza!

do jornalista André J. Gomes

16/04/2018 às 12:58
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Amanhã você vai sair — ou voltar — às ruas e fazer a revolução. Sem medo, sem máscara, vai dizer “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” a todos os conhecidos e desconhecidos que passarem por você. No elevador, no estacionamento, no ônibus, na fila da padaria. E se ninguém responder, não importa. Você vai manifestar um sorriso largo como uma avenida e seguir em frente. Porque é para frente que se anda.

No trânsito, vai dar passagem a todos os outros carros assim que vir uma seta piscar, indiferente às buzinas nervosas de quem vier atrás. E quando alguém fizer a mesma gentileza por você, não vai esquecer de acenar em puro e simples agradecimento. (...) Vai começar todo pedido com “por favor” e concluí-lo com “obrigado”. (...)

Nas redes sociais, antes de curtir e compartilhar qualquer postagem sobre qualquer assunto, você vai pensar. E vai pensar de novo, até se certificar de que realmente acredita naquilo.

E quando alguém próximo a você esbravejar palavras de ódio e apoio à violência — seja da parte de quem se manifesta depredando, seja do lado de quem defende agredindo — você não vai discutir. Vai respirar fundo, pensar consigo “let it be” e seguir em frente. Porque há vários lados nessa história, mas nenhum deles é “o adversário”. E você está em todos eles. (...)

Amanhã você vai sair às ruas e fazer a revolução. E se ninguém mais aderir, não importa. Você vai sorrir e seguir em frente. Porque é para frente que a gente segue. E lá na frente tem uma revolução à espera. Mas ela só começa depois de uma outra, aquela que acontece “aqui dentro”.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Para clonar cartões, falsas promoções com nomes de empresas famosas circulam no WhatsApp: https://t.co/6gNmOtYW7L https://t.co/iPHAsMXoky

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Fabriene chegou a ser socorrida, mas morreu na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) da cidade.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    🏙 #BeloHorizonte está completando 121 anos, e sabemos que a Capital de Minas Gerais é a cidade de todos. Nós, da Rádio Itatiaia, agradecemos, parabenizamos e exaltamos cada h...

    Acessar Link