Ursula Nogueira

Coluna da Ursula Nogueira

Veja todas as colunas

Copa Itatiaia: a socialização do esporte

É bonito ver a entrega de cada time! Vivem esta competição como se fosse a Copa do Mundo. 

29/11/2018 às 03:29

Está chegando o momento em que trocamos as grandes arenas, especulações de contratações e o calendário FIFA para curtir o prazer do futebol amador. Há 58 anos, a Rádio Itatiaia vive essa tradição. Saem América, Atlético e Cruzeiro e entram os nossos representantes, do famoso “terrão”.

Vem aí a 58ª edição da Copa Itatiaia Kaiser – O maior torneio de futebol amador do Brasil! Na última terça-feira (27), foram divulgados as 32 equipes participantes, que serão divididas em oito grupos, sendo quatro na chave Metropolitana e quatro na Belo Horizonte. Os campeões de cada chave disputam a finalíssima, que será no dia 13 de janeiro. A competição começa no dia 9 de dezembro.

A chave BH é composta por Cachoeirinha (Bairro Cachoeirinha), Portuguesa (Bairro Providência), Grêmio Mineiro (Bairro Santo André), Jonas Veiga (Bairro Jonas Veiga), Tupinense (Bairro Tupi), Nacionalrense (Bairro Conjunto Santa Maria), Marrocos (Bairro Jardim Leblon), Unidos (Bairro São Geraldo), São Bernardo (Bairro São Bernardo), Inter (Bairro São José), Paranaense (Bairro Cachoeirinha), Nacional (Bairro Conjunto Felicidade), Inconfidência (Bairro Concórdia), Radiante (Bairro Lagoa), Riviera (Bairro Vera Cruz) e Novo Aarão Reis (Bairro Aarão Reis).

A chave Metropolitana é composta por representantes de 16 cidades: Frigoarnaldo (Contagem), Novo Cristina (Betim), Brumadinho (Brumadinho), Vasco (Esmeraldas), Valência (Ibirité), Tangará (Mário Campos), Fluminense (Matozinhos), Retiro (Nova Lima), Pedro Leopoldo (Pedro Leopoldo), Várzea do Sítio (Raposos), Pedra Branca (Ribeirão das Neves), Ordep (Sabará), Vila Nova (Santa Luzia), São José da Lapa (São José da Lapa), Sarzedo (Sarzedo) e Imperial (Vespasiano).

Quem ama e acompanha a várzea sabe que a história do futebol amador caminha com a história de Belo Horizonte. Não existia Mineirão ou estádio Independência, e a bola já rolava nos bairros. Sem muito luxo, sem o investimento merecido, a bola rola e consegue levantar uma “boa” poeira em alguns campos. 

Se chove, a lama é certa! E isso não empobrece a competição, muito pelo contrário. Traz cor, originalidade, tradição e até poesia ao contexto. É bonito ver a entrega de cada time! Vivem esta competição como se fosse a Copa do Mundo. 

No lugar de Neymar, temos desconhecidos que são vendedores, motoristas de ônibus, taxistas, pedreiros e por aí vai. Não tem roupeiro para lavar uniforme. Cada clube se vira e lava o seu. Unem-se, arrecadam dinheiro para o transporte e fazem a Copa Itatiaia acontecer. É poético!

Precisamos entender que futebol não é apenas um mero lazer. Pode até ser para o torcedor, que está ali nas arquibancadas, mas o mundo esportivo envolve muito mais. A missão do futebol é socializar o esporte! Muitos torcedores não têm condições financeiras de arcar com os altos preços dos ingressos cobrados pelos “times grandes”, e encontram nas árvores, nos muros, nas varandas, nos barrancos e nas arquibancadas da Copa Itatiaia a alegria de poder curtir uma partida de futebol. Quando estão ali, não é preciso comprar um ingresso de R$50 e não é menos torcedor por não ter uma camisa oficial de R$ 300. Isso também é futebol!

Que seja mais um ano de sucesso da Copa Itatiaia Kaiser e que possamos sempre perpetuar a essência real do futebol!

Que venham os gols!

Que venham a poeira e a lama!

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️🏆Em presença maciça na Seleção Guará, jogadores do Cruzeiro comemoram prêmio: https://t.co/24IBFAAQGg https://t.co/XFmheNosqk

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽🏆Campeão mineiro e da Copa do Brasil, além de emplacar o Dirigente do Ano, o Craque do Ano, o Técnico do Ano e o melhor Preparador Físico, o clube celeste ainda teve a maior...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Com 22 gols marcados na temporada, atacante do Atlético recebeu o Troféu Guará BMG como Artilheiro do Ano. O camisa 9 do Galo também levou o prêmio por ser o centroavante da S...

    Acessar Link