20180819 - Unimed - Viver Bem - Interna 2

Notícias

Mais de 80% das doenças que afetam a visão poderiam ser prevenidas; saiba como

Por Jacqueline Moura, 10/07/2018 às 10:58
atualizado em: 10/07/2018 às 16:28

Texto:

Foto: EBC
EBC

O Dia Mundial da Saúde Ocular é lembrado nesta terça-feira, 10 de julho. A data serve para alertar sobre os cuidados com a visão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 285 milhões de pessoas no mundo têm algum tipo de deficiência visual, sendo que 85% delas poderiam ser prevenidas.

De acordo com o oftalmologista Rui Marinho, do Hospital de Olhos Rui Marinho, no Bairro Savassi, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, o principal passo para evitar doenças oculares é consultar um especialista. “Existe um conceito de que só deve procurar um oftalmologista quando não está enxergando bem, na verdade existem vários problemas que a pessoa não tem uma percepção. Às vezes, estão sofrendo do problema, mas atribui a outros fatores. Um exemplo é o astigmatismo que não impede a pessoa de enxergar bem, mas pode causar um cansaço crônico e gerar dor de cabeça e irritabilidade”, detalha o especialista. 

As doenças da visão mais comuns são os chamados vícios refracionais: miopia, astigmatismo, hipermetropia e a presbiopia ou vista cansada, que ocorre após os 40 anos de idade. Essas deficiências podem ser corrigidas com óculos, lentes de contato e até cirurgias. Mas essas correções só devem ser consideradas com a orientação de um oftalmologista. 

“Para evitar as doenças oculares recomenda-se que as pessoas tenham uma vida saudável com boa alimentação e exercícios físicos. A visão pode ser afetada pelas doenças sistêmicas como pressão alta, diabetes, obesidade, consumo de álcool e cigarro, poucas horas de sono e até alergias”, alerta.  

Outro ponto importante para evitar as doenças das vistas, destacado pelo oftalmologista, é a mudança de cultura.

“As pessoas não costumam se consultar frequentemente com oftalmologista, por isso, quando têm alguma irritação nos olhos, costumam comprar colírios por conta própria. Além disso, o uso das lentes de contato de maneira abusiva e a falta de procedência dos óculos e das lentes de contato são recorrentes. Hoje já encontramos óculos até em supermercados. Esses cuidados são essenciais para a saúde ocular”, explica.

E você, qual foi a última vez que visitou um oftalmologista?

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Não fui convidada por Bolsonaro, mas dupla 'revolucionaria o País', diz Janaína. Leia! https://t.co/kVyLWhN3La https://t.co/yXcCxhBnPP

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Na avaliação de Paschoal, Bolsonaro deve estar refletindo sobre se a chama. "Até porque sou uma pessoa difícil, de forte personalidade". Leia!

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A agressão foi filmada e o vídeo postado nas redes sociais. Leia!

    Acessar Link