Unimed - Viver Bem - Internas - Maxiboard

Notícias

Alimentação e atividade física ajudam a combater a depressão e a ansiedade

Por Jacqueline Moura, 04/05/2018 às 14:15
atualizado em: 09/05/2018 às 11:28

Texto:

Foto: EBC
EBC

O Brasil é o país da América Latina com maior índice de pessoas com depressão e ansiedade. No mundo, são mais de 300 milhões de pessoas que sofrem de depressão, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O que muitas pessoas não sabem é que a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação podem ajudar no combate da depressão e ansiedade. A empreendedora Izabella Mogiz Silva Leite, 32 anos, sofria com quadro grave de depressão há dois anos. “No meu caso, a prática de atividade física foi essencial no tratamento contra a depressão. Inicialmente por me retirar de casa quando eu não queria sair. A relação com as pessoas é muito legal, te motiva, te faz querer estar lá todos os dias”, afirma.

O educador físico Stanley Michetti explica como a atividade física ajuda no combate à depressão e ansiedade. “Durante a atividade física, nosso organismo libera um hormônio chamado endorfina. Esse hormônio dá a sensação de prazer e bem estar. Além disso, tem a socialização que é importante para as pessoas que têm depressão não se sentirem isoladas. Com a prática de exercícios, a tendência é melhorar a composição corporal, o que aumenta a autoestima”, explica o educador físico.

Alimentação

A nutricionista Raphaela Cordeiro cita algumas vitaminas, minerais e aminoácidos que auxiliam no tratamento da ansiedade e até da depressão. Veja as dicas da nutricionista:

Vitamina C: auxilia na produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar, como a serotonina. Além disso, auxilia na redução dos níveis de cortisol, o hormônio do stress! Encontramos em frutas cítricas, como limão, laranja, manga, kiwi.

Vitamina D: manter níveis adequados de vitamina D é importante para evitar sintomas de ansiedade. Encontramos na gema de ovo, leite e derivados e sardinha, por exemplo. Além do nosso sol de cada dia!

Vitaminas do complexo B: são importantes para a conversão de triptofano em serotonina, ajudam a combater a ansiedade, inclusive durante a TPM. Contem nos cereais integrais, germe de trigo, banana, oleaginosas como a avelã e vegetais verde-escuros, como o espinafre.

Magnésio: tem ação antidepressiva, reduz sintomas de fadiga e melhora a qualidade do sono. Encontramos nas oleaginosas como castanhas e chia, na banana, alcachofra, espinafre, beterraba, iogurte natural e cereais integrais, como o arroz integral.

Zinco: melhora a qualidade do sono e está envolvido com diversos processos do sistema nervoso, que podem evitar a ansiedade e depressão. Encontramos nas sementes de abóbora, soja e castanhas.

Aminoácido triptofano: é o aminoácido que é convertido em serotonina, neurotransmissor do bem estar e relaxamento, e por isso pode ter papel importante no tratamento da ansiedade, ajudando também a reduzir a compulsão por doces e carboidratos, que podem ser recorrentes da ansiedade e da baixa da serotonina.

O triptofano pode ser encontrado em alimentos como: cereais integrais (principalmente a quinoa e a aveia), leguminosas (feijão, soja, lentilha e grão-de-bico), oleaginosas (avelã, castanha-do-Pará, nozes, amendoim) e leite.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ❗️🚛 Direção do Hospital João XXIII diz que, sem transporte, atendimento será prejudicado: https://t.co/54qXkcsMEg https://t.co/rpjIyZsGAm

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ❗️🚛 Prefeitura de BH pede que população só procure serviços de urgência e emergência em caso de risco de morte, seq… https://t.co/N7iHsjOd84

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ❗️🚛 Prefeitura de BH pede que população só procure serviços de urgência e emergência em caso de risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ❗️🚛 Líquido cada vez mais raro.

    Acessar Link