PMC - Maxi 970 x 150

Notícias

Apesar de 'vantagem', Atlético quer vencer o Danubio para evitar novo Tijuana no Horto

Por Agência Estado, 12/02/2019 às 07:00
atualizado em: 12/02/2019 às 14:36

Texto:

Ausente na Copa Libertadores do ano passado, o Atlético não quer ficar pelo caminho na fase eliminatória, muito menos se for para repetir o desfecho das duas últimas participações, com eliminações dentro de casa no mata-mata, e também para não passar sufoco como o de 2013, quando escapou da eliminação para o Tijuana-MEX graças ao pênalti defendido por Victor nos acréscimos. A missão da vez é contra o Danubio em jogo marcado para as 19h15 desta terça-feira no Independência, pelo duelo de volta da fase preliminar.

Acompanhe, a partir das 18h50, a Jornada Esportiva da Itatiaia, com o 1º Time do Rádio. Narração de Mário Henrique, comentários de Léo Figueiredo e reportagens de Cláudio Rezende, Álvaro Damião e Thiago Reis.

O jogo de ida, no Uruguai, terminou empatado por 2 a 2. Uma vez que gols marcados fora de casa contam como critério de desempate, o time atleticano fica com a vaga se empatar sem gols ou por 1 a 1. Um novo empate por 2 a 2 é o único resultado que leva a decisão aos pênaltis, enquanto um 3 a 3 classifica o time uruguaio. 

Nas duas últimas edições da Libertadores que o Atlético participou, a eliminação veio na fase do mata-mata, diante da torcida mineira. Em 2016, o time caiu para o São Paulo nas quartas de final, após perder por 1 a 0, no Morumbi. No ano seguinte, contra o Jorge Wilstermann, perdeu por 1 a 0 na Bolívia e empatou sem gols no Mineirão. Na edição de 2013, quando conquistou o título continental, o time escapou da eliminação ao empatar com o Tijuana-MEX por 1 a 1 no Independência (foto).  Assim como agora, o alvinegro tinha arrancado um 2 a 2 no México. Do atual elenco, Réver, Leonardo Silva, Carlos César, Luan e Victor, que evitou a eliminação, estavam naquele jogo.

"É difícil dissociar minha trajetória como atleta do clube daquela defesa. Foi um marco na minha carreira, todo mundo comenta, mas temos que focar no que é preciso fazer amanhã. Claro que dá uma força lembrar um lance como esse, mas é procurar escrever uma nova história. Temos novos objetivo e eles passam muito por esse jogo", disse o goleiro.

Em 2013, alguns torcedores do Atlético foram ao Horto com máscaras do pânico (Bruno Cantini/Atlético)

Apesar do histórico recente de eliminações, dessa vez o cenário é mais positivo pelo fato de ter empatado fora de casa. O técnico Levir Culpi, no entanto, não quer o time jogando pelo regulamento. "Uma coisa é certa: nós não vamos jogar para defender a vantagem que nós temos. Não é o conceito do time, da camisa do Atlético. É outro conceito. É o conceito de jogar sempre para vencer", prometeu.

Uma das estratégias adotadas por Levir para buscar a vitória foi fechar o treino desta segunda-feira. Com todos à disposição, ele pode repetir a escalação utilizada no jogo da ida, mas indicou três possibilidades de alteração. O lateral-direito Guga vem de boas atuações e pode ficar com a vaga de Patric. José Welison pode entrar no lugar de Adilson e Maicon Bolt, na vaga de Chará.

Do lado do Danubio, o treinador Marcelo Méndez deve escalar o mesmo time que mandou a campo no Uruguai. Méndez e seus comandados sabem da dificuldade que vão enfrentar e aceitam o Atlético como favorito, assim como a própria imprensa uruguaia. "Vai ser uma partida muito difícil, mas teremos que jogar de maneira inteligente. Temos que fechar os espaços do rival", afirmou o goleiro Federico Cristóforo.

Atlético x Danubio

Atlético: Victor; Patric, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Adilson, Elias, Luan, Cazares e Chará; Ricardo Oliveira. Técnico: Levir Culpi

Danubio: Cristóforo; Sergio Felipe, Renzo Ramires, Ernesto Goñi e Leandro Sosa; Pablo Siles, Gonzalo Montes, Denis Olivera e Leandro Onetto e Carlos Grossmüller; Federico Rodríguez. Técnico: Marcelo Méndez

Motivo: jogo de volta – segunda fase da Copa Libertadores
Data: 12 de fevereiro de 2019, terça-feira, às 19h15
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Auxiliares: Diego Bonfa (ARG) / Ezequiel Brailovsky (ARG)

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️#LaEquidad O técnico Humberto Sierra fala das características do @atletico e explica detalhes de alguns jogadores que precisam ter atenção no duelo desta terça-feira. Via ...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Imagens serão liberadas para o público no momento em que elas estiverem ocorrendo. A medida passará a valer a partir da primeira rodada do returno.

    Acessar Link