DuelBet - Maxi - Pos 1 - Internas

Notícias

Árbitros mineiros passam por treinamento com instrutores da CBF para atuarem como VAR

Por Redação, 28/06/2018 às 16:59
atualizado em: 28/06/2018 às 17:08

Texto:

Foto: FMF/Divulgação
FMF/Divulgação

O Video Assistant Referee (VAR), ou simplesmente Árbitro de Vídeo, se tornou um sucesso na Copa Mundo da Rússia. Vários lances foram decididos com a ajuda da tecnologia que deve ser usada em breve no Brasil. Por isso, 32 árbitros da elite do futebol brasileiro, entre eles os mineiros Ricardo Marques e Guilherme Camilo, participam de treinamento com instrutores de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Entre os principais objetivos do treinamento está o domínio do protocolo traçado pela International Football Association Board (IFAB) para a utilização do VAR.

O instrutor da CBF, Milton Otaviano, destacou a importância do curso de capacitação e explicou a metodologia que será aplicada tanto nos gramados, como nas cabines de vídeo.

“Colocamos os árbitros para treinar na sala de vídeo para que ele possa treinar o controle das telas e, aí, solicitar a revisão das situações que acontecem em campo. Posteriormente, fomos ao campo com simulações de jogo. Levamos uma equipe de arbitragem para que fosse verificada pelo árbitro de vídeo na sala. Com isso, vamos adaptando cada um ao seu local de trabalho para que o árbitro de vídeo possa rever as situações conforme o protocolo atualizado da Fifa”, explicou. 

A intenção da CBF é utilizar o árbitro de vídeo a partir das quartas de final da Copa do Brasil, em agosto. Mas o uso da tecnologia ainda depende da aprovação da Fifa, que vai analisar se a entidade brasileira cumpriu todas as exigências pré-estabelecidas.

Assim, para que o VAR seja utilizado na Copa do Brasil, a comissão de arbitragem da CBF precisará cumprir todas as exigências da Fifa até 16 de julho, 15 dias antes da data marcada para o início das quartas de final.

“Estamos passando aqui cerca de oito dias, revendo tudo, treinando jogadas, ensaiando, revisando e checando. Então, temos que fazer um grande trabalho, bem minucioso, porque logo será implementado no Brasil. Tem que ser um trabalho de excelência porque brasileiro exige um futebol de excelência“, observou o instrutor da CBF.

Já a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) aguarda o resultado de uma licitação para definir em qual fase da Copa Libertadores o VAR será implementado. A ideia da entidade é começar a usar o sistema nas oitavas de final, mas, dependendo dos custos, a tecnologia será implantada somente a partir das semifinais, assim como aconteceu na competição em 2017. Neste ano, o árbitro de vídeo foi usado na Recopa Sul-Americana, disputada entre Grêmio e Independiente-ARG e vencida pelos brasileiros.

FMF/Divulgação

FMF/Divulgação

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Após fazer volta em clássico, atacante Edinho espera ter sequência no Atlético. Leia! https://t.co/EsuY8DxUUa https://t.co/I44s6tqAhh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ "Insólita expulsão por meio do VAR", manchetou o Diário Olé. Leia mais!

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A apuração ficará a cargo das equipes das embaixadas, cabendo ao embaixador o papel de juiz eleitoral. Saiba mais!

    Acessar Link