Notícias

Baixa adesão vacinal entre adultos é porta de entrada para doenças graves

Por Jacqueline Moura, 05/07/2018 às 10:29
atualizado em: 05/07/2018 às 11:21

Texto:

Foto: Everson Bressan/SMCS
 Everson Bressan/SMCS

As mães costumam se preocupar com o calendário de vacinação dos filhos, a maioria sempre com grande zelo para deixar todas as doses em dia. E quando os filhos crescem e tornam-se adultos? Como esse controle é feito? Normalmente, os adultos se preocupam menos com as vacinas, por isso, o Ministério da Saúde fez um alerta nesta semana sobre a baixa cobertura e a importância da vacinação entre os adultos.

“Assim como nas demais idades, a vacinação de adultos é muito importante. O objetivo é deixá-los imune a infecções causadas por vírus ou bactérias. Com a imunização, em contato com os causadores de doenças, a pessoa vacinada não tem a doença ou tem a forma mais leve. Lembrando que a eficácia das vacinas disponibilizadas no Brasil é perto dos 100%”, explica a importância da vacinação o infectologista Estêvão Urbano. 

Segundo o Ministério da Saúde, as quatro vacinas recomendadas para pessoas de 20 a 59 anos estão abaixo do considerado ideal de cobertura vacinal. A da tríplice viral, por exemplo, é de apenas 4,7%. 

As vacinas recomendadas para adultos (de acordo com o Ministério da Saúde) são:

- Hepatite B - Três doses, de acordo com a situação vacinal;

- Febre Amarela - Uma dose se nunca tiver sido vacinado;

- Tríplice Viral – Se nunca vacinado, são duas doses para quem tem de 20 a 29 anos e uma dose para 30 a 49 anos;

- Dupla adulto (DT) – Reforço a cada 10 anos.

“A vacina contra a gripe e pneumonia são essenciais para os adultos, mas se as pessoas não tiverem se vacinado contra sarampo, rubéola e caxumba ainda podem se vacinar. O reforço de vacina contra o tétano também é muito importante, além da vacina contra a febre amarela que é efetiva no momento, devido ao surto recente”, destaca Estêvão Urbano. 

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Larghi evita revelar time e diz ter cinco opções para a ponta direita do Atlético: https://t.co/j7rhJl5W38 https://t.co/54IcgCFsYL

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️ Tomás Andrade, Luan, Terans, Edinho ou Nathan. Qual seria a sua escolha para a função?

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Senhor, que o egoísmo, a ambição, a maldade não os desviem do bom caminho'. Ouça ou leia a oração desta sexta-feira e compartilhe com seus amigos! 🙌🏿👇🏿

    Acessar Link