Notícias

Baixa umidade do ar contribui para aumento de doenças respiratórias em crianças

Por Jacqueline Moura, 16/05/2018 às 11:19
atualizado em: 21/05/2018 às 11:03

Texto:

Foto: EBC
EBC

Frio e baixa umidade relativa do ar contribuem para o aumento das doenças respiratórias e infectocontagiosas no Outono e Inverno.  Devido à facilidade maior de circulação dos vírus e a baixa imunidade, as crianças sofrem mais com essas doenças. O alerta é feito por médicos e profissionais da saúde.

A esteticista Aline Oliveira aprendeu a lidar com esta situação desde que o filho Miguel, hoje com quatro anos, começou a sofrer com a rinite alérgica, ainda nos primeiros meses de vida. “Ainda bebê descobrimos que ele tinha a rinite alérgica. É só baixar a temperatura e o sofrimento dele começa. Além disso, nesta época do ano, como ele já está na escolinha, ele fica gripado com mais facilidade e frequência,” detalha. 

Segundo a pediatra, alergista e diretora da Sociedade Mineira de Pediatria, Raquel Pitchon, cada vez mais cedo as crianças vão para a escola, mas  há  medidas que devem ser tomadas pelos pais ou responsáveis para evitar e até reduzir as doenças infectocontagiosas (confira abaixo).

“A alimentação é um importante aliado para evitar as doenças. Se a alimentação for saudável e balanceada com frutas e legumes, a imunidade das crianças vai ser melhor no combate às doenças. Vida ao ar livre e a qualidade do sono também ajudam na manutenção da imunidade”, destaca a médica Raquel Pitchon.

Dicas para proteger as crianças:

- Manter as vacinas em dia. 

- Lavar as mãos regularmente e sempre que as mãos entrarem em contato com urina, fezes ou secreções humanas

- Deixe sua criança em casa se ela estiver doente, principalmente se ela estiver febril

- Toda vez que espirrar ou tossir cobrir a boca com a parte interior do cotovelo

- Mantenha as superfícies de contato com as crianças sempre limpas. Exemplo: mesas, cadeiras, etc

- Prepare os alimentos de maneira segura com a higienização

- Nesta época do ano, especialmente em escolinhas e creches, as crianças menores de cinco anos (mais expostas aos vírus) devem ficar mais ao ar livre, evitando locais fechados e multidões 

 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Governo promete reduzir em 30% número de cargos na Secom, diz porta-voz https://t.co/ylyJnbw3KR https://t.co/5XGb2DRKQy

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ "É um baita jogador, não tenho nem o que falar. Jogador de seleção e esperamos ser muito felizes e conquistar títulos juntos”, declarou.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽SEM TORCIDA MEIO A MEIO Assim como aconteceu nos últimos anos, os clubes não entraram em acordo na reunião realizada nesta terça-feira na sede da Federação Mineira de Futebol...

    Acessar Link