Notícias

Brasil é um dos países mais sedentários do mundo, mesmo com aumento de prática de atividade física

Por Jacqueline Moura/ Itatiaia, 07/01/2019 às 14:36
atualizado em: 07/01/2019 às 14:46

Texto:


Apesar da recente pesquisa do Ministério da Saúde mostrar que o número de brasileiros que passaram a praticar exercícios físicos aumentou 24% de 2006 a 2017, o Brasil ainda é um dos países mais sedentários do mundo. A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2017 também aponta que a quantidade de atletas corredores aumentou 194%, nos últimos dez anos. 

Ainda de acordo com o estudo, a caminhada é o exercício físico mais comum, sendo praticado por 33,6% da população. Além disso, a estimativa é que 37% da população das capitais brasileiras façam, pelo menos, 150 minutos de atividade física por semana, mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O fisioterapeuta Rodrigo Moura comemora o aumento, mas destaca que quase metade da população brasileira ainda não pratica nenhuma atividade física. “O Brasil está entre os cinco países mais sedentários do mundo. Esse aumento é apenas um início dessa caminhada que deve ter incentivo com implantação de políticas públicas, já que a atividade é uma grande arma de prevenção”, alerta.   

E quem vai caminhando para o trabalho ou escolhe subir e descer escadas ao invés de pegar o elevador não está livre da necessidade de praticar alguma atividade física. “O exercício físico precisa ser mais frequente e com maior intensidade de moderada a alta. Então a pessoa ser ativa fisicamente fazendo atividades domésticas ou ir caminhando para o trabalho ajuda, mas ela não deixa de ser sedentária, nem elimina os fatores de risco para a saúde”, explica o fisioterapeuta. 

O tempo é a principal dificuldade para a prática frequente de exercício físico. “A prevenção é melhor que o tratamento, a cada dólar investido em prevenção, são três dólares a menos que você vai deixar de gastar com tratamento de alguma doença. Então, o tempo que você não arruma hoje para fazer atividade física, você vai perder no futuro com o tratamento de alguma doença”, ressalta o especialista.  

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    🙏 "A nossa existência é dividida em fases, e cada uma delas representa um aprendizado." Ore e compartilhe a oração… https://t.co/4tSY2aZhpH

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A decisão vale para todas as servidoras públicas que atuam na administração direta, em autarquias ou fundações

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O relator do caso destacou que a responsabilidade civil do homem decorre do fato de que ele sabia ser soropositivo e mesmo assim mantinha relações extraconjugais, sem o conhec...

    Acessar Link