Precon - Maxiboard - Internas

Notícias

Brasil tem menos mulheres no Parlamento do que o país com menor IDH mundial 

Por Agência Estado , 14/09/2018 às 14:07
atualizado em: 14/09/2018 às 14:17

Texto:

Brasil tem menos mulheres no Parlamento do que o Níger, país com menor IDH mundial. O Congresso Nacional apresenta 11,3% das cadeiras ocupadas por deputadas e senadoras. Em Níger, são 17%. A participação das mulheres na política é um dos aspectos observados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para avaliar a desigualdade de gênero nos países.

Além da participação, são consideradas as taxas de mortalidade materna, a taxa de natalidade de mães adolescentes, a educação secundária além da participação na força de trabalho. Nesse indicador, batizado de Índice de Desigualdade de Gênero, o Brasil está entre a metade com as piores colocações. De 160 países, ele ocupa a 94ª posição.

A colocação está bem abaixo dos nossos vizinhos. Argentina, por exemplo, está na 81ª posição e o Uruguai, na 57ª posição. Esse desempenho se explica. A taxa brasileira de mortalidade materna, por exemplo, é de 44 óbitos a cada 100 mil nascidos vivos -o dobro do que o apresentado no Chile e 3,5 vezes do que o apresentado no Uruguai.

A proporção de meninas entre 15 e 19 anos que se tornam mães no Brasil também é expressivamente maior. A cada mil mulheres nessa faixa etária, 61,6 se tornam mães. No Chile, a proporção é de 45 6 e no Uruguai, 54,7.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️Adilson diz que declaração de técnico do Inter não o motiva mais para jogo de quarta-feira no Beira-Rio:… https://t.co/43w8nX4zjt

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Volante atleticano também falou como deve ser a postura do Atlético contra o único invicto como mandante no Brasileirão

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    #TurmaDoBateBola debate atuações de América, Atlético e Cruzeiro no fds

    Acessar Link