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Caminhar três vezes por semana ajuda a reduzir impactos de doenças crônicas 

Por Jacqueline Moura, 17/05/2018 às 09:53
atualizado em: 22/05/2018 às 11:17

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Foto: PBH
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Quase metade da população brasileira é sedentária, ou seja, não pratica nenhum tipo de atividade física. Cerca de 40% dos brasileiros se exercitam menos do que deveriam. De acordo com recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), é necessário praticar no mínimo 150 minutos de atividade física moderada por semana. Trinta a 60 minutos de caminhada por dia já são suficientes para fazer bem à saúde. 

A caminhada é considerada uma das atividades físicas mais prazerosas. É barata, pode ser feita a qualquer hora do dia, ao ar livre ou na academia. A atividade quase não tem restrição. Além de trazer benefícios para a parte física, ajuda no combate e no controle de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, obesidade, depressão, insônia e até estresse. 

“De 30 minutos a uma hora de caminhada, três vezes por semana, seu organismo vai liberar muitos hormônios, entre eles serotonina e dopamina que são hormônios de prazer. O que ajuda também no combate ao estresse, insônia e depressão,” destaca o educador físico, Gilson Alexandre da Silva.

O aposentado Messias Ramos Dias, 62 anos, começou a fazer caminhada após recomendação médica, já faz três anos que uma hora de caminhada diária se tornou rotina na vida dele. “Os benefícios são muitos. Tenho problema de pressão alta, a pressão já está mais controlada, me sinto muito bem, mais disposto e às vezes até corro”, afirma. 

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