Notícias

Comer e mexer no celular ao mesmo tempo pode aumentar o número de calorias, mostra estudo 

Por Jacqueline Moura, 15/05/2018 às 18:19
atualizado em: 18/05/2018 às 17:40

Texto:

A estudante de engenharia civil Gabriela Lima, 18 anos, já percebeu que quando está lanchando e mexendo no smartphone, ao mesmo tempo, come mais que o necessário para saciar a fome. “Quando estou fazendo um lanche e olhando as coisas no celular fico distraída e como até sem ver. Se é biscoito, quando assusto já comi o pacote inteiro”. 

Um estudo da Universidade Federal de Lavras (Ufla), no Sul de Minas, concluiu que quando as pessoas comem mexendo no celular, ou lendo algum texto, o consumo de calorias pode aumentar de 15 a 20%, o equivalente a cerca de 100 calorias. O estudo avaliou o comportamento de 64 pessoas com idades entre 18 e 40 anos.

De acordo com Luciano José Pereira, professor do curso de medicina e coordenador da pesquisa do Departamento de Ciências da Saúde da Ufla, é o primeiro estudo que envolve o smartphone como distração na hora de comer.

Em entrevista ao portal Viver Bem, da Rádio Itatiaia, o professor destaca que não dá para dizer, no entanto, que comer mexendo no celular ou lendo engorda. “Meu estudo não conclui que comer mexendo no smartphone ou lendo texto engorda. Isso vai depender de cada pessoa, da frequência com que prática atividades físicas e até do metabolismo. O estudo conclui que o consumo de caloria ingerida aumenta por causa da distração durante a refeição”, esclarece. 

Para a nutricionista esportiva funcional, Danielle Diniz, qualquer distração na hora de comer pode comprometer a digestão e favorecer o ganho de peso. “Comer vendo tv, mexendo no celular ou lendo pode comprometer a mastigação. A digestão do alimento se inicia na boca. Se a gente não se concentrar na mastigação e o alimento não for bem triturado, não vamos sentir bem o sabor dos alimentos e não vamos ter a percepção de saciedade. O que estimula a comer mais, comendo mais sem necessidade pode favorecer o ganho de peso”, explica a nutricionista. 

Crianças 

Dividir a atenção na hora de comer com equipamentos eletrônicos também não é recomendado para as crianças, que hoje têm contato cada vez mais cedo com aparelhos eletrônicos.
Com a correria dos pais, comer assistindo desenho na TV, nos tablets ou nos smartfones está cada vez mais comum. 

O professor Luciano José Pereira faz um alerta aos pais. “Se a criança crescer acostumada a fazer outras atividades enquanto come, pode também aumentar o consumo de calorias. Pode comer mais, sem necessidade, porque não consegue perceber que está saciada por causa das distrações. Futuramente, pode ter consequências graves”, alerta.

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    🌧️ Defesa Civil alerta para possibilidade de granizo no decorrer das próximas duas horas. Recomenda-se atenção redo… https://t.co/mlU6ItuVyB

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O Boa Tarde recebe os atores Cássio Reis e Juliana Knust:

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ Ele também fez um esclarecimento aos torcedores do Corinthians.

    Acessar Link