Notícias

Como mudar os hábitos para ser mais saudável e ter mais qualidade de vida

Por Jacqueline Moura/ Itatiaia, 02/01/2019 às 10:48
atualizado em: 02/01/2019 às 10:59

Texto:

Começou o ano de 2019 e, com ele, a promessa de ter uma vida com hábitos mais saudáveis. Iniciativas como praticar atividade física e fazer uma boa dieta são metas estabelecidas todo o início de ano, mas não é fácil cumpri-las. 

Para a professora de psicologia do Centro Universitário Uni-BH, Virgínia Nunes Viana, no ano novo é comum o início de novos ciclos, tentar mudar os hábitos e transformar os comportamentos e pensamentos. “Nossos pensamentos podem sabotar nossas mudanças para uma vida mais saudável. Por exemplo, a pessoa que começa uma dieta hoje e chega cansada do trabalho pensa que por ter trabalhado tanto merece comer um pedaço de torta, o que vai prejudicar a dieta”, explica. 

Segundo a psicóloga, a primeira coisa a fazer para tentar mudar os hábitos de vida é um planejamento. Isso porque com o planejamento é possível identificar os pensamentos e as atitudes sabotadoras e optar por uma escolha que vai possibilitar não sair da meta. Outro ponto importante do planejamento é organizar, aos poucos, pequenas ações para conseguir cumprir o objetivo. “Quem vai começar uma dieta neste início de ano é importante planejar o que vai comer durante a semana. É preciso fazer uma lista das refeições, para se organizar e conseguir manter a dieta, com isso, aos poucos vai ser possível cumprir seus objetivos”, detalha. 

Mas como seguir firme e não desistir dessas novas metas? A especialista detalha que estar atento ao momento, comportamentos e pensamentos automáticos é importante para ter consciência de mudá-los. “Com esse sinal de alerta ligado, escolher movimentos pequenos para a mudança é essencial para não se sentir fracassado e desistir do novo objetivo. Reconhecer que fazemos o melhor e o possível é importante para construir nossa capacidade de se adaptar às mudanças. Essas são as principais dicas para possibilitar as mudanças de hábitos em longo prazo”, afirma a especialista.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    🙏 "A nossa existência é dividida em fases, e cada uma delas representa um aprendizado." Ore e compartilhe a oração… https://t.co/4tSY2aZhpH

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A decisão vale para todas as servidoras públicas que atuam na administração direta, em autarquias ou fundações

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O relator do caso destacou que a responsabilidade civil do homem decorre do fato de que ele sabia ser soropositivo e mesmo assim mantinha relações extraconjugais, sem o conhec...

    Acessar Link