Unimed - Viver Bem - Internas - Maxiboard

Notícias

Dores de cabeça causadas pela TPM podem ser prevenidas; saiba como 

Por Jacqueline Moura, 07/06/2018 às 10:57
atualizado em: 12/06/2018 às 15:39

Texto:

Foto: EBC
EBC

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 90% das mulheres em todo o mundo sofrem com alguma manifestação da Tensão Pré-Menstrual (TPM). Os sintomas da TPM variam muito, mas os principais são irritabilidade, ansiedade, sensibilidade emocional, dores abdominais, dores de cabeça, inchaço nas mamas, retenção de líquido e até insônia. 

Estudos mostram que alguns tipos de dor de cabeça são mais comuns nas mulheres por causa dos hormônios e do ciclo menstrual. Como a questão pode ser hormonal e ginecológica, as mulheres que sofrem constantemente com enxaqueca devem procurar um médico ginecologista para expor a situação e, se for o caso, buscar indicação de um outro médico especialista para tratar das dores no local.

A médica Márcia Cristina França Ferreira, membro da Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais, detalha que é comum a mulher sentir dores de cabeça durante a TPM. 

“Algumas dores de cabeça têm origem em fenômenos vasculares e os vasos sanguíneos sofrem efeitos dos hormônios sexuais, se dilatando ou contraindo dependendo da ação destes hormônios. Assim, a cefaleia da síndrome pré-menstrual e a enxaqueca associada ao ciclo menstrual podem ocorrer em determinadas fases devido a estas variações hormonais” explica. 

É possível prevenir e aliviar as dores de cabeça por causa dos hormônios: 'Basta usar contraceptivos que inibem as variações de hormônios do ciclo, podendo mesmo deixar a paciente sem menstruar. Podem também ser usados outros medicamentos, como analgésicos, anti-inflamatórios e até antidepressivos”, esclarece a médica.

De acordo com ela, para ficar livre da enxaqueca causada pela TPM uma solução é usar métodos que interrompem os ciclos. A outra seria uso de medicamentos preventivos. É importante fazer um alerta: “O uso do anticoncepcional pode estar associado às dores de cabeça. Mas a principal preocupação na questão do uso do contraceptivo em mulheres com enxaqueca é o aumento do risco de trombose propiciado pelas pílulas”, ressalta a médica.

Sofrimento 

A auxiliar de serviços gerais Neuza Oliveira da Silva, 51 anos, diz que depois de ter entrado na menopausa a enxaqueca desapareceu. “Sofri mais de trinta anos com enxaqueca. Depois que parei de menstruar por causa da menopausa, nunca mais tive aquelas dores de cabeça insuportáveis”, afirma. 

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Delegado Christiano Xavier é eleito prefeito de Santa Luzia com 54% dos votos válidos: https://t.co/hhOEUzcwW9 https://t.co/TmeRGeu9Hw

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Cidade da Grande BH tem novo chefe no Executivo.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O relatório indica que quanto menor a escolaridade dos pais, maior é a proporção dos interessados na carreira.

    Acessar Link