Notícias

Em BH, Ciro chama Bolsonaro de irresponsável e mentiroso e diz que Brasil pode sofrer boicote da Europa

Por Redação, 22/08/2019 às 14:29
atualizado em: 22/08/2019 às 15:00

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00

O ex-ministro e candidato à Presidência da República em 2018 Ciro Gomes (PDT) esteve em Belo Horizonte nesta quinta-feira e fez duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) e a algumas medidas que foram tomadas ao longo dos oito meses de governo. 

De acordo com Ciro, o Brasil vai pagar um alto preço na economia pelas atitudes do presidente em relação ao meio ambiente. “Ele é um irresponsável, mentiroso e a gente precisa levantar a voz, esquentar um pouco o argumento porque não é trivial o que está acontecendo. Eu nunca vi a imagem do Brasil tão degradada, tão enxovalhada quanto eu estou assistindo hoje. Isso vai passar da imagem para coisas muito práticas. Dentro de muito pouco tempo a Europa, que é o maior comprador de produtos agrícolas do Brasil, vai nos impor restrições importantes que vão deixar o Brasil com a fratura exposta. Nós vamos tomar restrições econômicas que vão pressionar o câmbio. As pessoas não percebem, mas quem precisa tomar remédio e andar de ônibus vai ver o efeito disso nos preços, porque tudo isso é importado.”

Ciro considerou inaceitável o contigenciamento de 30% anunciado pelo governo federal em março na educação. “De todos os crimes graves que se praticam contra o nosso país nos últimos tempos, o mais grave de todos, pela repercussão ao futuro, pelo comprometimento estratégico do Brasil, é essa investida contra a ciência, a tecnologia, a educação e a cultura. Isso é uma coisa inimaginável em um país que tem desesperadamente necessidade de aperfeiçoar sua inteligência e aplicá-la à ciência e tecnologia porque nós não conseguiremos pagar o nosso modo moderno de vida com produtos agrícolas, que provavelmente vão tomar violentas restrições internacionais por tudo que está acontecendo de imprudência, descaso e de palavrório estúpido do seu presidente da República.”

Sobre os oito meses de governo de Bolsonaro, Ciro disse que o presidente tem feito várias confusões e que os brasileiros precisam aprender o que é errar no voto. “Ele não produziu a crise que nós temos, ele herdou uma crise muito grave, mas ele está aprofundando essa crise e vai pagar muito caro por ela. O Bolsonaro é isso aí. Ele não está enganado ninguém, apenas a máscara está caindo. Bolsonaro, eu cansei de tentar avisar durante o processo eleitoral, é um deputado absolutamente corrupto e medíocre. Todas as opiniões aberrantes que ele tem sobre as coisas foram levadas ao poder pelos nossos votos."

Ciro ainda falou sobre possíveis atitudes tomadas pelo presidente para tentar "proteger a corrupção de seus filhos" e que nada disso deveria surpreender os brasileiros. "Ele disse na campanha que usava o dinheiro do auxílio-moradia para comer gente, a gente não devia se assustar com o que está acontecendo. Elegemos esse monstro para a presidência do nosso país." 

As declarações foram dadas durante visita ao laboratório de nanotecnologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde Ciro participou também de debate sobre ciência e universidades públicas.
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link