Notícias

Era dos aplicativos de relacionamento impulsiona relações e baixa proteção preocupa 

Por Jacqueline Moura/ Itatiaia, 24/06/2019 às 14:45
atualizado em: 24/06/2019 às 14:46

Texto:

Foto: Agência Brasil
Agência Brasil

Com mais de um milhão de casos de doenças sexualmente transmissíveis registrado por dia em todo o mundo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) faz um para a falta de progresso na redução da transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e recomenda o uso de camisinha para impedir essa disseminação. 

De acordo com dados da organização, em 2016 houve mais de 376 milhões de novas infecções de clamídia, gonorreia, sífilis e tricomoníase. Esse número é praticamente o mesmo de 2012, o que mostra uma estagnação na redução da transmissão de DSTs. Essas infecções são as mais prevalentes entre pessoas com idades entre 15 e 49 anos. 

“Além do sexo sem preservativo aumentar os riscos de Aids, aumenta também os riscos de hepatite B e C e gonorreia. Uma gonorreia mais séria, porque a bactéria é muito resistente. Muito mais difícil de tratar no mundo inteiro. Por isso, as pessoas devem ficar mais atentas às maneiras de proteção. Infelizmente, com essa falta de preocupação com a proteção durante o sexo, uma epidemia de sífilis já pode ser identificada no  mundo, outra doença muito grave”, alerta o médico infectologista Carlos Starling. 

Raramente essas doenças apresentam sintomas no início e, por isso, muitos dos doentes não sabem que estão infectados e precisam de tratamento, permitindo desta maneira que essas DSTs continuem se espalhando. Se não forem tratadas corretamente, as DSTs podem causar graves danos, incluindo doenças cardíacas e neurológicas, infertilidade, abortos e aumentam o risco de contrair o HIV. 

“Lembrando que as maneiras de evitar essas doenças devem ser divulgadas amplamente, daí a responsabilidade do governo em promover campanhas para informar e conscientizar a população para sexo seguro. É importante destacar aqui também, que para a hepatite B temos vacina disponível pelo SUS, extremamente eficaz. Não temos vacina para hepatite C, nem sífilis e gonorreia”, detalha.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link