Notícias

Fevereiro Laranja é o mês de combate à leucemia

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 08/02/2019 às 13:13
atualizado em: 08/02/2019 às 13:18

Texto:

A leucemia é um tipo de câncer da medula óssea, estrutura vermelha dentro dos ossos, chamada popularmente de tutano. Hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir a doença. O diagnóstico precoce facilita o tratamento.

Segundo Cléder Araujo, médico hematologista, trata-se da proliferação anormal maligna de células dentro da medula óssea. “A doença causa duas consequências, a primeira é a existência de células sem função dentro da medula e a segunda complicação é a redução de células boas que tem como funções proteger o organismo contra infecções, carregar oxigênio para as células e prevenir sangramentos”, explica.

O médico explica que o diagnóstico precoce é muito importante para facilitar o tratamento. “Uma pessoa com sinais de fraqueza, cansaço extremo, sangramentos sem motivo aparente, aparecimento de hematomas pelo corpo, febre, sudorese e emagrecimento sem causa deve procurar seu médico o mais rápido possível”, alerta o hematologista. 

Uma vida saudável, com alimentação equilibrada, prática de atividades físicas frequentemente, a abolição do tabagismo e evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso podem reduzir os riscos de desenvolvimento da doença.  Outro ponto importante que merece destaque neste mês de conscientização da leucemia é a doação. “As pessoas devem participar do cadastro de doação de medula óssea que é feito na Fundação Hemominas, aqui em Belo Horizonte”, ressalta o hematologista.

Para doações:
Hemocentro BH - Fundação Hemominas
Alameda Ezequiel Dias, 321, Centro. 
Contato: 3768-4500

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Imagens serão liberadas para o público no momento em que elas estiverem ocorrendo. A medida passará a valer a partir da primeira rodada do returno.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Informação foi dada a representantes dos funcionários da segurança pública.

    Acessar Link