20180819 - Unimed - Viver Bem - Interna 1

Notícias

Hábitos alimentares podem ajudar a controlar a enxaqueca, ressalta nutricionista

Por Jacqueline Moura, 09/05/2018 às 11:27
atualizado em: 15/05/2018 às 18:20

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: USP Imagens
USP Imagens

A enxaqueca atinge 15% da população brasileira, cerca de 31 milhões de pessoas, a maioria com idade entre 25 e 45 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. A doença está entre as mais incapacitantes do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). As características da enxaqueca são as dores que ocorrem só de um lado da cabeça, pulsante, e podem durar até 72 horas. Costuma causar náusea, vômito, tontura, sensibilidade à luz e ao barulho. 

As crises de dor de cabeça podem ser desencadeadas ou agravadas por causa de estresse físico, emocional e até por causa da alimentação ruim. A nutricionista Helena Zago dá dicas de quais alimentos consumir para evitar a enxaqueca. “Alimentos frescos, como frutas, que tem maior concentração de água, como por exemplo melancia e laranja. Isso porque as pessoas consomem pouca água, o que pode estimular as dores de cabeça”, detalha a especialista.

O que muitas pessoas não sabem é que o consumo de castanhas também pode ajudar no combate à enxaqueca. “As castanhas auxiliam de maneira bem equilibrada porque ela age no sistema nervoso do paciente”, afirma Helena Zago, nutricionista. 

A psicóloga e analista de recursos humanos Suélem Bruna Costa Souza, 29 anos, sofre com a enxaqueca há doze anos. Para tentar controlar as dores de cabeça intensas teve que fazer alterações na alimentação.  “Fui orientada a evitar o consumo de alimentos derivados do leite, vinhos, enlatados e embutidos. Da última vez, o médico pediu para evitar até pão fresco, por conter substância que ajuda a causar a enxaqueca”, explica.

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️⚠️EXCLUSIVO Itair: permanência de Arrascaeta, Dedé na Seleção, Zé Rafael, dívidas e multa de Fred -… https://t.co/nSYqeiugOn

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Perdeu o debate? Clique e ouça os primeiros momentos!

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ASSISTA!! O vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Itair Machado, foi o convidado do programa Bastidores desta quinta-feira. Durante quase uma hora, o dirigente ‘abriu o jog...

    Acessar Link