Notícias

Médico nutrólogo explica como lidar com o aumento do apetite durante o frio

Por Jacqueline Moura, 29/05/2018 às 18:01
atualizado em: 04/06/2018 às 14:43

Texto:

Você já percebeu que sentimos mais fome em época de frio? Isso tem uma explicação. De acordo com o médico nutrólogo Aldo Grisi nosso gasto energético é diretamente proporcional aos esforços que o organismo faz para manter a temperatura corporal estável. Por isso, quando a temperatura do ambiente cai, o corpo gasta energia para manter a sua temperatura interna, o que aumenta o apetite. Afinal, é preciso repor a energia que foi gasta com a regulação térmica. Assim, a tendência é procurar alimentos mais calóricos nesta época do ano. 

“No outono e inverno, a secreção do hormônio serotonina também diminui. Para quem não sabe, a serotonina é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Quando este hormônio está em níveis baixos no nosso organismo tentamos compensar a sensação ruim que a falta dele provoca por meio do consumo de alimentos que nos dão prazer em comer, como carboidratos, chocolates (o cacau é um estimulador de endorfina), alimentos que são calóricos”, explica o nutrólogo.

Mas isso não é desculpa para sair da dieta ou ganhar peso. Aldo Grisi destaca que caso bata aquela sensação de “deprê” por causa da baixa produção da serotonina, é recomendado estimular a sensação de bem-estar por meio de exercícios físicos.

“Só de encontrar um ente querido para dar uma caminhada e colocar o papo em dia você está proporcionando bem-estar ao seu corpo e relaxamento a sua rotina,” aconselha.

Para não ganhar peso no inverno é importante ficar atento à alimentação e à prática de atividades físicas. “Um ponto importante é manter a rotina de exercícios. Não dar a desculpa da chuva ou do frio pra não ir para a academia. E uma coisa muito importante que no inverno todo mundo esquece: beber água. Costumamos nos desidratar no outono e no inverno (algumas pessoas, mais do que no verão), porque se esquecem de beber água. Além dos malefícios e doenças derivadas da desidratação, o baixo consumo de água faz o corpo reter líquido e, consequentemente, inchar”, detalha o nutrólogo. 

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Manutenção nos trilhos aumentará intervalo entre as viagens do metrô neste domingo - https://t.co/sgGk0jRLgp https://t.co/UBGDNbUeQe

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Se vencer, alvinegro supera o rival carioca nos critérios de desempate.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Se passar pelo Palmeiras, o Cruzeiro solicitará à Associação Uruguaia a liberação.

    Acessar Link