Notícias

Metade das mulheres vai ter mioma em algum momento da vida, de acordo com a OMS

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 07/11/2018 às 12:31
atualizado em: 07/11/2018 às 12:34

Texto:

Foto: Agência EBC
Agência EBC

Miomas uterinos são tumores benignos que se desenvolvem na musculatura do útero e possuem tamanhos variados. Dependendo da localização na parede do útero são classificados em vários tipos:

a)    miomas subserosos: localizam-se na porção mais externa do útero e geralmente crescem para fora. 

b)    miomas pediculados: são ligados à superfície uterina por uma ponte fibromuscular e por onde vem também sua circulação. 

c)    miomas intramurais: crescem no interior da parede uterina e se expandem, fazendo com que o útero aumente seu tamanho. 

d)    miomas submucosos: ficam na parte mais profunda da do útero, bem por abaixo da capa que reveste a cavidade uterina. 

e)    miomas intracavitários: se localizam totalmente dentro da cavidade uterina. 

Segundo a professora de ginecologia e obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG, Cláudia Ramos de Carvalho Ferreira, dependendo do volume e localização, eles podem trazer sintomas diferentes. “Por exemplo, quando se deslocam para dentro da cavidade do útero, podem causar esterilidade e sangramento. Quando o crescimento é maior e comprimem a bexiga ou o reto, podem causar dor ou incômodo” detalha. 

A médica ainda destaca que os miomas podem aparecer em qualquer idade, mas são mais comuns a partir dos 30 anos e em pessoas que não engravidaram. Conforme o tamanho e localização podem causar problemas inclusive para a gravidez, como aumentar o risco de aborto ou parto prematuro, ou até mesmo interferir na dinâmica de um parto normal. “Imagine que o embrião cresça próximo ao mioma e a placenta desenvolva e passe a nutrir o tumor benigno. Ele crescerá e poderá trazer maiores complicações. Caso contrário, não interferirá”, explica. 

Tratamento 

“O tratamento vai depender de causar dor ou sangramento, já ter família formada, idade, variando desde simples observação à retirada do mioma, ou histerectomia (retirada do útero). Anticoncepcional não é o melhor tratamento”. 

Cuide-se!

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Presidente garante permanência de Elias, revela conversa com Luan e confirma BMG: https://t.co/b2NMRdkfHy https://t.co/oQRXDQW7Un

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ "É um baita jogador, não tenho nem o que falar. Jogador de seleção e esperamos ser muito felizes e conquistar títulos juntos”, declarou.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽SEM TORCIDA MEIO A MEIO Assim como aconteceu nos últimos anos, os clubes não entraram em acordo na reunião realizada nesta terça-feira na sede da Federação Mineira de Futebol...

    Acessar Link