DuelBet - Maxi - Pos 1 - Internas

Notícias

Morador de rua explica por que não troca viadutos por abrigos públicos: 'Muitas regras'

Por Redação , 13/03/2018 às 10:58

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Na segunda matéria sobre a presença de moradores de rua e usuários de drogas nos baixios dos viadutos de Belo Horizonte, a reportagem da Itatiaia mostra a situação do elevado da Avenida Amazonas sobre a Silva Lobo, na Região Oeste da capital. 

OUÇA AQUI A MATÉRIA COMPLETA COM JOÃO FELIPE LOLLI!

O local, vistado pela reportagem, é tomando por moradores de rua que vivem em barracos de madeira, lona e papelão. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) já tentou agir com abordagens sociais e ainda oferta de serviços de assistência e saúde, além da tentativa de remover essas pessoas para abrigos. No entanto, a maioria prefere continuar no local. 

“Prefiro ficar aqui na rua, por que na rua a gente pode fazer o que quiser. Pode fazer uma comida no fogão de lenha (sic); pode dormir a hora que quiser; pode sair pra onde quiser. Abrigo a gente não pode fazer isso, não. Nem som alto gente pode ligar alto, não pode fazer um churrasco, não pode fazer nada. Então, prefiro a rua do que o abrigo. Tem muitas regras”, disse um morador que não será identificado.

Vizinhos, comerciantes e pedestres que passam pela região alegam que a situação incomoda e traz receio.

A PBH espera abrir no início de abril 120 novas vagas no abrigo que fica na Avenida Paraná, Centro da capital. José Cruz, secretário adjunto de assistência social, afirma que são muitos os desafios para atuar junto aos moradores em situação de rua. “Você tem que conquistar, você tem que estabelecer esse vínculo de confiança, não de um Estado fiscalizador, de um Estado que quer culpabilizar, um Estado punitivo que vai de novo trazer regras”, ressaltou. 

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    🎙 Hoje é dia de uma das profissões mais importantes da comunicação e, consequentemente, da Rádio Itatiaia. O Radi… https://t.co/JfD7o7eluh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O educador físico Stanley Michetti dá algumas dicas para quem vai participar das atividades físicas dentro da programação da Corrida Itatiaia. Leia!

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️ Se o atacante voltar ao Galo, não deve ser por agora.

    Acessar Link