Precon - Maxiboard - Internas

Notícias

MP desarticula esquema que facilitava saída de criminosos do sistema prisional em Minas

Por Redação, 09/11/2018 às 14:08
atualizado em: 09/11/2018 às 15:38

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagou na manhã desta sexta-feira, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a Operação Resgate, com o objetivo de desarticular um esquema que facilita a saída de criminosos de alta periculosidade do sistema prisional. A ação contou ainda com o apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Corregedoria da Secretaria de Administração Prisional.

De acordo com o MPMG, a quadrilha era integrada por advogados, policiais civis e agente penitenciário. Eles fraudavam o Setarin, setor da Polícia Civil responsável manter o acervo de mandados de prisão cadastrados no Sistema de Informações Policiais (SIP) e, assim tinham acesso ao sistema, liberando os supeitos investigados que ainda tinham que cumprir prisão. A soltura era feita mediante pagamentos.

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão temporária expedidos pelo Juízo da Vara de Inquéritos Policiais da Comarca de Belo Horizonte. Foram apreendidos documentos, celulares, dinheiro em espécie e joias, que ficarão à disposição da investigação. Quatro dos cinco investigados foram presos. Um está foragido.

O caso mais recente e emblemático do esquema foi a soltura do traficante Totó, apontado como o líder do tráfico do Bairro Santa Cruz, na Região Nordeste da capital mineira. Ele ficou conhecido por sair da cadeia após pagar R$ 600 mil. Totó foi preso por assassinar duas pessoas com fuzil.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Kalil cria decreto de emergência para a Vilarinho e prevê início das obras para julho do ano que vem:… https://t.co/9TxzT4ZZ2x

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Um dos principais pontos do projeto é o chamado potencial construtivo, que é o direito de se construir acima da metragem original do lote. Ouça a reportagem 👇👇

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️ Goleiro alvinegro ressaltou a necessidade de vencer no Beira-Rio para se distanciar do Atlético-PR

    Acessar Link