Notícias

Novembro Azul alerta para a prevenção do câncer de próstata

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 05/11/2018 às 10:59
atualizado em: 05/11/2018 às 11:04

Texto:

Foto: Itatiaia
Itatiaia

O movimento mundial Novembro Azul tem o objetivo de alertar a população sobre a importância de prevenir o câncer de próstata, fazendo, frequentemente, os exames necessários. Esse é o segundo que mais mata os homens no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). 

A expectativa é de que 68.220 novos casos de câncer de próstata aconteçam no Brasil entre 2018 e 2019. Em Minas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a estimativa é de 6.730 casos da doença.

Pedro Romaneli, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia em Minas Gerais, destaca que descobrir a doença na fase inicial aumenta consideravelmente a chance de cura, mesmo com todo o preconceito que envolve os exames. “É uma doença silenciosa, então, o homem deve fazer consultas médicas frequentes; o diagnóstico precoce da doença é essencial”, destaca.

De acordo com Romaneli, como o exame de toque tem se tornado um tabu, a resistência dos homens tem aumentado. Pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que 31% dos homens brasileiros não têm o hábito de ir ao médico e, quando o fazem, 70% têm a influência da mulher ou de filhos. 

Para o aposentado Carlos Roberto da Silva, de 63 anos, os exames de rotina mostraram que ele poderia ter a doença. “Foi em um exame de dosagem do PSA que descobri um tumor. É importante fazer os exames todo ano. Eu fiquei um ano sem fazer e quando fiz descobri o tumor. É uma doença traiçoeira porque não tinha nenhum sintoma”, alerta o aposentado.

“Infelizmente, cerca de 20% dos casos de câncer de próstata são descobertos em estágio avançado. Por isso, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens a partir dos 50 anos façam o exame preventivo com o urologista, pelo menos, uma vez ao ano. Quem tem casos da doença na família deve começar um pouco mais cedo, aos 45 anos de idade”, alerta Pedro Romaneli, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, em Minas Gerais. 
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Kalil cria decreto de emergência para a Vilarinho e prevê início das obras para julho do ano que vem:… https://t.co/9TxzT4ZZ2x

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Um dos principais pontos do projeto é o chamado potencial construtivo, que é o direito de se construir acima da metragem original do lote. Ouça a reportagem 👇👇

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️ Goleiro alvinegro ressaltou a necessidade de vencer no Beira-Rio para se distanciar do Atlético-PR

    Acessar Link