Notícias

Participação da sociedade é prioridade para a Assembleia de Minas

Já estão à disposição novos instrumentos que ampliam a presença digital do Parlamento Mineiro e fortalecem o exercício da democracia

Por ALMG, 27/06/2018 às 13:09
atualizado em: 28/06/2018 às 12:06

Texto:

Foto: Willian Dias/ALMG
Willian Dias/ALMG

O Portal Mobile facilita a visualização do conteúdo e o uso das ferramentas interativas mobile

As reuniões interativas foram a grande novidade da Assembleia para ampliar a participação dos cidadãos nas audiências públicas que discutem temas relevantes para os mineiros. De onde estiver, o internauta pode fazer perguntas ou sugestões para deputados e convidados das comissões. A ferramenta está disponível no Portal da Assembleia e no Portal Mobile, versão mais indicada para tablets e smartphones.

As novidades fazem parte das ações do Direcionamento Estratégico do biênio 2017 a 2019 e são acompanhadas de outros instrumentos de ampliação da presença digital do Parlamento mineiro. Essas medidas foram tomadas como contrapartida para a redução dos gastos com viagens, que levaram à limitação dos eventos no interior do Estado.

Para participar, basta fazer o cadastro no Portal, com e-mail e senha ou usando o perfil em redes sociais, e interagir com parlamentares, convidados e outros cidadãos que estão acompanhando o trabalho. Audiências públicas nos quais essa interatividade está disponível são indicadas previamente na agenda institucional publicada no Portal ou diretamente nas páginas das comissões com a indicação de “Participe”. A ferramenta foi lançada em maio.

As perguntas são publicadas sem moderação prévia, exceto para palavras e termos de baixo calão, que são identificados automaticamente. Apenas perguntas ou comentários que não estiverem de acordo com os termos de uso do Portal, ou que extrapolarem o tema em discussão, poderão ser ocultados pelo moderador da sala.

 

 

As reuniões interativas são parte de um projeto mais amplo de ações contidas no Direcionamento Estratégico da ALMG priorizadas no biênio 2017-2019. Um dos seus primeiros resultados foi já em 2017: transmitir ao vivo as reuniões das comissões pelo Portal. Ao acessar a pauta de cada reunião, também é possível assistir aos conteúdos por meio do YouTube.

As reuniões são filmadas e disponibilizadas de forma integral com imagens tanto dos deputados e dos convidados na mesa de condução dos trabalhos quanto da plateia. Os usuários podem escolher por qual das câmeras quer assistir à reunião.

Para alcançar o objetivo de oferecer mais transparência e amplas possibilidades de participação também foi desenvolvido o Portal Mobile, que facilita a visualização do conteúdo e o uso das ferramentas interativas via smartphones ou tablets.

Os cadastrados podem assinar o recebimento de boletins eletrônicos da ALMG, via Portal, como o de notícias e o de acompanhamento do deputado. Ainda é possível consultar o resumo da utilização das ferramentas de participação, como “Dê Sua Opinião Sobre os Projetos em Tramitação" e “Consulta Pública”.

Agora, de onde quer que se esteja, é possível exercer o mais democrático dos direitos: o de participar.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️#Bahia escalado: https://t.co/7p8bls98na

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    "Estão querendo que desistamos dos nossos direitos para receber algo que já está acordado. As mineradoras estão achando que vão colocar cabresto nos prefeitos".

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ Lógico que quero dar continuidade e ter sequência. 👇

    Acessar Link