Notícias

Pilates ajuda a combater o estresse, as dores na coluna e a ansiedade

Por Jacqueline Moura, 12/06/2018 às 15:05
atualizado em: 15/06/2018 às 19:27

Texto:

Foto: Thaís Cravo / Academia Ser Saudável
Thaís Cravo / Academia Ser Saudável

Provavelmente você já ouviu falar em Pilates. Sabia que é uma opção de atividade física para deixar o sedentarismo? Trata-se de uma atividade composta por exercícios físicos e alongamentos que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. Além disso, pode ser considerada uma técnica de reeducação do movimento que tem como objetivo trabalhar todo o corpo, proporcionando equilíbrio muscular e mental.

De acordo com a fisioterapeuta Monique Michetti, esse tipo de exercício físico trabalha vários grupos musculares do corpo ao mesmo tempo, por meio de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo, como abdômen, coluna e pelve. “O Pilates mistura força e flexibilidade que ajudam a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos, sem exageros”, afirma.

“Os exercícios do Pilates têm por objetivo focar na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando a pessoa revigorada após a prática. A atividade é indicada para quem busca, além de uma vida saudável e rotina com mais energia, combater dores, prevenir doenças e ter mais concentração”, explica a fisioterapeuta.

Benefícios  

O pilates proporciona vários benefícios para quem o pratica com frequência: diminui estresse e ansiedade, combate dor, melhora a respiração, gera ganho de flexibilidade, melhora a postura, tonifica os músculos, ajuda na coordenação motora, melhora o desempenho da corrida e previne fraturas osteoporóticas, entre outros benefícios.

A professora, Mônica Santos, 46 anos, faz pilates desde 2015. “No meu caso os benefícios são muitos. Flexibilidade, aumento da força, aumento da disposição e sono com mais qualidade. Mas o principal benefício tem sido para minha coluna. Tenho bico de papagaio e com o pilates as dores desapareceram. Nem sinto mais”, destaca.

É importante ressaltar que os profissionais aptos a ministrar aulas de pilates são os fisioterapeutas e educadores físicos com formação técnica competente.

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Manutenção nos trilhos aumentará intervalo entre as viagens do metrô neste domingo - https://t.co/sgGk0jRLgp https://t.co/UBGDNbUeQe

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Se vencer, alvinegro supera o rival carioca nos critérios de desempate.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Se passar pelo Palmeiras, o Cruzeiro solicitará à Associação Uruguaia a liberação.

    Acessar Link