Sulamerica - Maxiboard - Internas

Notícias

Série especial aborda como o sedentarismo tem afetado a saúde das crianças

Por Redação , 11/10/2018 às 10:15
atualizado em: 11/10/2018 às 10:48

Texto:

Além de uma boa alimentação, a prática de atividade física é importante para manter a saúde. Por esse motivo, o sedentarismo tem se tornado preocupação, principalmente entre a população mais jovem. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 45% das crianças brasileiras não praticam nenhum tipo de atividade física. 

 

Este é o tema da reportagem especial da Itatiaia, desta quinta-feira, que aborda como as tecnologias têm prejudicado uma vida mais ativa, sobretudo na considerada nova geração. 

Ouça aqui a matéria com o repórter Eustáquio Ramos

O professor de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Pablo Ruan Greco explica que “um dos problemas na falta da prática de atividade física está na oferta que hoje as crianças hoje têm de aparelhos eletrônicos”.

Dados da OMS apontam que é recomendado que as crianças na faixa etária de 12 a 14 anos tenham, no mínimo, 60 minutos de atividades diárias. O professor ressalta que é fundamental que essa atividade seja prazerosa para as crianças. “Tem que ser uma atividade na qual elas (crianças) estejam brincando, correndo, fazendo atividade física”. 

O professor alerta que apenas as atividades propostas nas escolas são insuficientes e que elas devem ser completadas com demais práticas em casa, por auxílio dos pais, para incentivar o desenvolvimento. 

Quanto à idade certa para fazer atividade física, o professor explica que o problema não é com quantos anos, mas sim “como vai ser feita essa atividade. A sugestão que as pesquisas dão de como poderia ser essa atividade é que quanto mais a criança possa jogar, experimentar diferentes tipos de modalidades esportivas melhor”.

Pablo Greco ressalta que atividades simples podem ser um diferencial para que a criança cresça saudável. Uma criança de dois anos pode brincar, para que “por meio dessa atividade simples, ela possa desenvolver sua motricidade (mobilidade)”. 

Ele ainda faz um alerta para que os pais incentivem os filhos com desafios e que os apoiem para favorecer o desenvolvimento.

Ouça também: A importância dos pais para servir de exemplo no combate à obesidade infantil 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ O Primeiro Time do Rádio transmitindo a #CopaItatiaiaKaiser como transmite a Copa do Mundo na Rússia https://t.co/1spEm3qvdL

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Novo ministro é vinculado ao ex-governador de São Paulo, o tucano Geraldo Alckmin, derrotado nas eleições presidenciais deste ano. Entre 2013 e 2014, foi secretário particular...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️🏆 A apuração dos votos será feita na sede da Rádio Itatiaia e transmitida ao vivo, a partir de 20h, dentro do programa Bastidores

    Acessar Link