Notícias

Saiba como uma pessoa daltônica assiste aos jogos da Copa do Mundo 

Por Jacqueline Moura, 02/07/2018 às 11:22
atualizado em: 02/07/2018 às 16:22

Texto:

Foto: EBC
EBC

A maior competição de futebol do mundo está na fase de mata-mata e mesmo quem não gosta tanto de futebol assiste a algum jogo da competição. Mas você já parou para pensar como uma pessoa daltônica enxerga os jogos de futebol? Sabe o que é daltonismo? 

O daltonismo é uma doença genética que acomete mais homens do que mulheres (a cada oito homens, uma mulher tem o distúrbio). De acordo com o oftalmologista do Hospital de Olhos Rui Marinho Marcus Vinícius Cardoso de Souza, o daltonismo é a ausência ou defeito da célula que absorve a luz colorida. Essa célula é chamada de cone.

Quem é daltônico não tem um ou mais cones, que absorvem e interpretam a luz das cores vermelha, verde e azul. Além de ser genético, o daltonismo pode ser adquirido por meio de alguma doença da retina ou do nervo ótico. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, mais de oito milhões de pessoas têm essa anomalia. No mundo, o distúrbio atinge 5% da população. 

“Um dos principais sintomas é a dificuldade em identificar as cores vermelha, verde e azul. Se, por exemplo, a pessoa tiver dificuldade de identificar a vermelha, a cor laranja vai ficar comprometida. O motorista que tem daltonismo enxerga o sinal de trânsito que têm as cores vermelha, verde e amarelo com cores diferentes. O vermelho é um marrom escuro, marrom claro é um verde. Esses pacientes se acostumam com isso, já que normalmente percebem o daltonismo desde criança” explica o médico.

E como os daltônicos enxergam os jogos de futebol? Segundo o oftalmologista Marcus Vinícius Cardoso de Souza, os daltônicos que têm a deficiência de cores vermelha, verde e azul enxergam as bandeiras e as camisas dos times ou de seleções de futebol com cores diferentes ou mais pálidas. Podem, também, ver tons das cores borrados. Até a cor do gramado é vista de maneira diferente, muitas vezes cinza, marrom ou azul. Mas o principal instrumento dos jogos de futebol tem a cor branca para que todos possam enxergar sem dificuldades.

“A bola é branca, para se ter o melhor contraste possível entre as demais cores. Qualquer pessoa, mesmo com daltonismo, vai enxergar a bola com a cor branca”, finaliza o especialista do Hospital de olhos Rui Marinho.

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Oração pelos filhos'. Ouça ou leia a oração desta sexta-feira e compartilhe com os seus amigos!… https://t.co/OLV6mxe9ZE

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Senhor, que o egoísmo, a ambição, a maldade não os desviem do bom caminho'. Ouça ou leia a oração desta sexta-feira e compartilhe com seus amigos! 🙌🏿👇🏿

    Acessar Link