20180819 - Unimed - Viver Bem - Interna 2

Notícias

Surto de toxoplasmose no sul do país acende alerta para a doença; saiba como prevenir

Por Jacqueline Moura, 13/06/2018 às 15:15
atualizado em: 18/06/2018 às 10:37

Texto:

Foto: Reprodução
Reprodução

Um surto de toxoplasmose na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, acende o alerta para a doença no Brasil inteiro. O quadro, que configura o maior surto da doença no país, começou em abril e está levando médicos e autoridades sanitárias a mudarem a política de atendimento e até mesmo a aconselhar casais a adiarem os planos de gravidez.

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causa pelo protozoário Toxoplasma gondii, normalmente encontrado nas fezes dos gatos. De acordo com o médico infectologista da Unimed-BH Estêvão Urbano, os sintomas da toxoplasmose podem ser confundidos com os da gripe. Por isso, muitas pessoas nem sabem que já tiveram a doença. 

“As principais maneiras de transmissão da toxoplasmose são as seguintes: a mãe pode transmitir para o feto, se contrair a doença durante a gestação; consumo de alimentos e água contaminados por ovos encontrados em fezes de gatos. Esses ovos também podem ser levados à boca por crianças quando brincam em caixas de areia ou no solo. Outra maneira de transmissão é a ingestão de carnes cruas contendo cistos do protozoário, principalmente carnes de porco ou carneiro”, esclarece o especialista.

A doença é mais perigosa para dois grupos específicos. “Primeiro, os imunosuprimidos, que são os aidéticos, transplantados, pessoas que fazem quimioterapia correm risco de vida se adquirir a toxoplasmose, porque podem ter infecções graves, como neurotoxoplasmose, ou toxoplasmose cardíaca e pulmonar. O segundo grupo é o de gestantes, em que a transmissão pode ocorrer da mãe para o feto, que pode até morrer. Por isso, as gestantes devem fazer acompanhamento mais de perto e tomar cuidados pra evitar a doença”, recomenda o infectologista. 

Prevenção

- Boa higienização dos alimentos

- Tomar água tratada, filtrada ou fervida

- Não consumir carnes cruas. Optar pelo consumo das carnes bem cozidas. 

 

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Agricultor escreve o nome de Bolsonaro em plantações no Mato Grosso do Sul. https://t.co/1KO7BGYfIJ https://t.co/kpbcFeoDXo

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    “Temos um Congresso Nacional totalmente masculinizado que reflete, inclusive, o que é a sociedade brasileira. Uma sociedade extremamente machista, racista". Acompanhe a série ...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Um quinto das nossas crianças vive em casas com fossas rudimentares, valas ou esgotos sem tratamento. 👇🏿

    Acessar Link