Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Itatiaia antecipa protocolo sanitário de volta às aulas presenciais em Minas; clique!

29/09/2020 às 04:17

Os protocolos sanitários para retomada das aulas presenciais em Minas serão, oficialmente, publicados nesta quarta-feira (30) pelo governo. Os documentos devem ser postados no hotsite do Coronavírus, dentro da página da Secretaria Estadual de Saúde. Hoje, o secretário estadual de saúde, Carlos Eduardo Amaral, durante coletiva diária, adiantou alguns pontos do que deve ser publicado. As coletivas que vêm sendo realizadas diariamente, a distância, desde o início da pandemia, mas devem parar de ocorrer no início de outubro. Nós vamos retomar cada um desses pontos dos protocolos para a retomada das aulas presenciais e trazer mais detalhes. Lembrando que a retomada das atividades presenciais está autorizada para o ensino infantil, fundamental e médio, em escolas públicas e privadas a partir da próxima segunda-feira, 5 de outubro, desde que as regiões estejam na Onda Verde do programa Minas Consciente. As universidades podem retomar na onda amarela assim que os protocolos forem publicados. 

Mapa das ondas do Minas Consciente 

Hoje uma macrorregião do estado está na Onda Verde, a Norte, e outras 13 estão na Onda Amarela. A Verde é a mais abrangente e a Amarela intermediária.


 

Orientações gerais 

O estado vai orientar as escolas para que haja tempo para adaptação nas escolas; atenção especial com estudantes com deficiência ou em condições de risco e apoio psicossocial. As medidas de prevenção e controle são recomendadas a todos, inclusive profissionais, pais/responsáveis e alunos das escolas. Ainda de acordo com o estado, toda a comunidade escolar deve estar ciente dos benefícios e riscos de cada estratégia de aprendizagem: virtual, híbrida e presencial. 

Regras específicas 

Nos protocolos que serão publicados devem haver regras específicas sobre: 

1. Metragem para o fluxo de entrada nas escolas
2. Critérios mínimos para retomada das aulas presenciais    
A) Gestor e Funcionários:    
B) Limpeza e desinfecção do ambiente escolar
C) Espaços coletivos (entrada, secretarias, pátios, entre outros)
D) Salas de aula    
E) Sanitários    
F) Refeitórios (disposição e limpeza)    
G) Higienização e preparo dos alimentos    
3. Grupos de Trabalho Intersetoriais Municipais (GTI-M) do Programa Saúde nas Escolas (PSE) ou Comissão Interna de Saúde e Ambiente na Escola;    
4. Orientações para os trabalhadores do ambiente escolar
5. Orientações para educação especial    
6. Orientações para o transporte escolar    
7. Orientações para situações de casos e surtos no ambiente escolar
A) Recomendações a serem adotadas na identificação de caso suspeito no ambiente escolar    
B) Indicadores e ações para suspensão temporária das aulas presenciais
8. Recomendações de inspeção sanitária para reabertura de escolas

Distanciamento por metragem

Em relação à metragem, a partir do dia 5 de outubro, as cidades ou regiões que estiverem na onda verde poderão voltar às atividades presenciais com 1 (uma) pessoa a cada 6m² de área livre, incluindo pátios, salas de aula, refeitórios e sanitários.
Após 28 dias de retorno das atividades presenciais com a cidade ou região permanecendo na Onda Verde: 1 (uma) pessoa a cada 4m² de área livre, incluindo pátios, salas de aula, refeitórios e sanitários. 
Pra quem está na Onda Amarela, onde somente as universidades poderão retomar as aulas presenciais, por enquanto: 1 (uma) pessoa a cada 10m² de área livre, incluindo pátios, salas de aula, refeitórios e sanitários.

A coluna Em cima do Fato adianta o protocolo e publica em primeira mão: ACESSE AQUI!

O documento pode sofrer algumas alterações até a data de publicação.

*As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento, no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.#Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    🎙 Hoje é dia de #ItatiLive do #PrimeiroTimeDoRadio, oferecimento #AutoTruck ⠀ O repórter Rubens bate um papo com o setorista do Cruzeiro na Itatiaia, Samuel Venâncio ⠀ Não ...

    Acessar Link