Notícias

Jorge Sampaoli analisa estratégia do Galo para vencer o Flamengo no Maracanã

O treinador alvinegro promoveu mudanças de peças e de esquema para enfrentrar o rubro-negro carioca

Por Redação, 10/08/2020 às 07:00
atualizado em: 10/08/2020 às 12:36

Texto:

Foto: Pedro Souza / Atlético
Pedro Souza / Atlético

O Atlético estreou com vitória no Campeonato Brasileiro. E foi para cima do atual campeão da competição, Flamengo (considerado por muitos analistas do futebol o time a ser vencido no Brasil) no Maracanã. O duelo também representou o embate entre dois dos principais técnicos que atuam no futebol nacional: Jorge Sampaoli, do Galo, e Domènec Torrent, do rubro-negro carioca.

No início do confronto, a estratégia adotada por Sampaoli foi jogar com três zagueiros (Gabriel, Rabello e Alonso). Allan e Guga jogaram como alas. Allan, Alan Franco e Nathan compuseram o meio-campo, com Marquinhos e Savarino. Em entrevista coletiva após o confronto, ele explicou a ideia.

"A modificação do sistema foi estratégica, pelo que eu pensava antes da partida, pelo desenvolvimento da parte tática durante o jogo. Uma série de coisas. Mesmo que o técnico do Flamengo tenha chegado agora, analisou um monte de vezes, é muito inteligente, nos conhecia muito bem. Tentamos fazer uma mudança para ter mais liberdade onde jogar, nas costas do Arão, e assim ganhar o jogo. Com a pressão alta do Flamengo, insistimos na saída, tentando achar jogadores que estavam em vantagem. Então, foi de tudo um pouco, mas que resultou na possibilidade da equipe competir de igual para um rival que, na prévia, era bastante superior", disse.

Ao fim do primeiro tempo, quando a partida já estava 1 a 0 para o Atlético, Sampaoli recuou no esquema, sacando Gabriel para entrada de Jair. Contudo, por volta da metade da segunda etapa, colocou Bueno no lugar de Savarino e voltou a jogar com três zagueiros. 

"Começar bem o torneio é muito importante para um time jovem como o nosso. Começar dessa forma, jogando uma partida difícil, contra uma grande equipe. Nós surpreendemos (o rival), conseguimos vencer aqui (Maracanã), com variações no desenvolvimento de jogo. Mais do que as modificações de posições, as modificações táticas foram desenvolvidas, e conseguimos resolver no decorrer do jogo. Importante saber que conquistamos três pontos como visitante", analisou.

O Atlético volta a campo na próxima quarta-feira (12), às 19h15, contra o Corinthians, no Mineirão.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'O projeto introduz dispositivos claros e objetivos, com penalidade para aqueles que prestarem informações falsas ou deixarem de executar as medidas compensatórias', defend...

    Acessar Link